Pouco
para dizer, muito para escutar, tudo para sentir. A propósito
do programa de rádio
ÍNTIMA FRACÇÃO
OUVIR ON-LINE ou PODCAST
|
|
|
24.12.05

ESTE PAI NATAL FAZ 75 ANOS E NINGUÉM SE LEMBRA !
O último momento de inflexão importante na evolução iconográfica do Pai Natal, ocorreu com a campanha publicitária da Coca-Cola, no Natal de 1930. No anúncio, a empresa publicou uma imagem do Pai Natal a receber pedidos de crianças numa loja. Embora a campanha tenha sido um sucesso, os directores da empresa pediram ao pintor de Chicago (mas de origem sueca) Habdon Sundblom, que remodelasse o Pai Natal. O artista, que usou como primeiro modelo um vendedor aposentado chamado Lou Prentice, fez com que ele perdesse o seu aspecto de gnomo e ganhasse realismo. O Pai Natal ficou mais alto, gordo, de rosto alegre e bondoso, olhos pícaros e amáveis, vestido de cor vermelha com bordas brancas, que eram as cores oficiais da Coca-Cola. A personagem estreou a sua nova imagem, com grande sucesso, na campanha da Coca-Cola de 1931 e o pintor continuou a fazer retoques nos anos seguintes. O publicitário incorporou-se a si mesmo como modelo e os seus filhos e netos como modelos de crianças que apareciam nos quadros e postais. Os desenhos e quadros que Sundblom pintou entre 1931 e 1966, foram reproduzidos em todas as campanhas de Natal da Coca-Cola. Mesmo após a morte do pintor, em 1976, a sua obra continuou a ser difundida.
(aqui está uma bela colecção de Pais Natais coca-colados !)

Para quem não acredita no Pai Natal, o melhor é espreitar a sua casa. É possível que não esteja por lá. Nesta época anda ocupado. De qualquer forma, não se perde nada em tentar. A casa do Pai Natal por dentro e por fora. Boa sorte !
(sejam pacientes)
0 Comentários
por
Francisco em 24.12.05
|