Pouco
para dizer, muito para escutar, tudo para sentir. A propósito
do programa de rádio
ÍNTIMA FRACÇÃO
OUVIR ON-LINE ou PODCAST
|
|
|
27.2.03
Por vezes, parece-me que o outro lado está frio e vazio como a noite. Afinal, não. Pelo menos os ouvintes do fórum estão lá.
Do outro lado (do mar) recebi notícias de um ciberouvinte ( até quando Júlio ? ). Ele tem o seu próprio blog.
Enquanto houver corações ligados aos ouvidos, talvez não se confirme a canção dos Buggles "Video killed the radio stars".
0 Comentários
por
Francisco em 27.2.03
26.2.03
Sinais. Parou a chuva. Corre um vento gelado.
Onde estarão os ouvintes da Íntima Fracção ?
0 Comentários
por
Francisco em 26.2.03
25.2.03
Noite de chuva.
Receio sempre que as gotas se transformem em lágrimas.
Sinto uma sensação estranha de abandono. Onde estarão agora os ouvintes da IF ?
Lembro duas músicas em que este estado de alma ( que a chuva persistente provoca ) está bem retratado. "Rainy night in Georgia" (Brook Benton) " ... it seems like raining all over the world". "Video Maria" (GNR) " ... tarde de chuva é península inteira a chorar."
A pintura lá em cima é de Stephanie Noble. Está na Net. Resolvi dizer isto porque se estão a levantar problemas com os direitos de autor nos weblogs. Este assunto ainda só agora começou. Espero que os weblogs não sejam considerados uma versão disfarçada do Napster. E a propósito ... tenho saudades tenho. E ainda mais do Audiogalaxy. Mas não será possível avançar com um serviço destes, pago baratinho, mas que não tenha só músicas desta ou daquela editora ?
0 Comentários
por
Francisco em 25.2.03
23.2.03
Realizar uma IF com música portuguesa não é impossível, mas é difícil. Há discos de música portuguesa ( que eu não confundo com música em português ) que gostaria imenso de utilizar na IF. Para isso teria que pensar muito bem numa realização adaptada a essa circunstância. Estou sinceramante a pensar fazê-lo, como forma de dar o meu pequenino apoio à música portuguesa. Só que não aceito bem que, em debates sobre o assunto, aparecerem "artistas" como Emanuel, Ágata, Toy e respectivos protegidos. A pimbalhada está em todo o lado e em outros países europeus já existe há mais tempo do que cá. Não fazem música portuguesa. Cantam em português, sabe-se bem o quê !
Não esqueçam que o indicativo da IF é da Sétima Legião. Já passei música portuguesa na IF : Madredeus, Né Ladeiras, Fé de Sábio, Jorge Palma ( um tema feito de propósito sobre o Natal ) e Sérgio Godinho, com a canção que é a minha paixão dentro da música portugusa, "A noite passada".
Entrevistei o Sérgio Godinho, pelo menos duas vezes, em tardes de espectáculo à noite. Numa das vezes ele escreveu-me uma frase muito bonita, junto à letra de "A noite passada", depois de lhe ter confessado a importância que aquele música tinha para mim.
Ah ! Também passei o José Afonso, claro. "Maio, maduro Maio" e ainda o "Senhor Arcanjo" ( com uma entrada fabulosa em que participa o José Mário Branco ). Portugueses em inglês passei os "Gift". Eles são entusiastas da Íntima Fracção. Disseram-me que tinham gravado pedaços do programa, naquela fase de construção do grupo. Convidaram-me para ir ao concerto que deram em frente ao Mosteiro da sua Alcobaça. Eu, pouco virado para estas coisas, vi o espectáculo em directo na SIC-Radical, quando ainda se faziam transmissões destas ( e não se dava tanto tempo a "broeiros" Cabarets da Coxa ! ). Fiquei muito impressionado com o espectáculo e resolvi pegar no tema "Question of love" e remisturá-lo imaginando como o teria ouvido se lá tivesse estado, entre o back-stage e o público. Há partes em que me imagino a percorrer corredores, a subir e a descer escadas dentro do Mosteiro, enquanto os Gift continuavam a tocar cá fora. Depois, o que mais me impressionou, foi ter entrevistado para a Televisão a vocalista e a Sónia, afinal, era pequenina e nada senhoril. Em palco sempre me tinha passado a imagem de alguém maior e mais velho.
0 Comentários
por
Francisco em 23.2.03
INTIMA FRACÇÃO
22/23 de Fevereiro 2003
# Lambchop : I can hardly spell my name
# Beck : Dead melodies
# The Orb : Perpetual Dawn (extracto)
# Penguin Cafe Orchestra : Yodel 1
# Brian Eno : Silver Morning
# Massive Attack : Everywhen
# Pink Floyd : Us and them (echoes)
# Brokeback : Another routine day breaks
# The Passions : I'm in love with a german film star
# Telegraph Melts : Septembrist
# Zero 7 : Monday Night
# The Montgolfier Brothers : Even if my mind can tell you
# Múm : I can't feel my hand anymore
# John Barry : Mountain sunset
# Angelo Badalamenti : Nostalgia
# Ray Charles : Don't let the sun catch you cryin'
# Rune Lindaeck : Sondags
créditos sobre # The Poni-Tails : Born to late
música suplementar # Departure Lounge : A strange descent
Textos :
" A poesia é feita a favor de todos, sobretudo daqueles que não podem compreendê-la. A poesia são alguns dos traços do meu rosto, que aos poucos desvendo e desde sempre ofereço. "
" Tentando libertar-nos do tempo, escolhemos ora o eterno presente, ora o eterno passado, ora o eterno futuro." (João Wiborg)
" A impressão que se tem, no limiar do despertar, quando os esforços impacientes que fazemos para retomar um sonho agradável só servem para sublinhar a impossibilidade de reconstituir o estado anterior." (Mishima)
"Como se todos as esperanças, há muito esquecidas, não se tivessem concretizado e fossem, agora, de novo possíveis." (textos próprios)
0 Comentários
por
Francisco em 23.2.03
22.2.03
Como se todas as esperanças, há muito esquecidas, não se tivessem concretizado e fossem, agora, de novo possíveis.
0 Comentários
por
Francisco em 22.2.03
18.2.03
INTIMA FRACÇÃO
15 / 16 Fevereiro de 2003
# Giant Sand : Astonished
# Nick cave : Still in love
# Looper : Back to the tree house
# Cousteau : To know her
# Robert Wyatt : Memories of you
# The Gotan Project : Round about midnight
# Cat Power : Wild is the wind
# John Cale : Close watch ( versão antiga )
# Bassic : Televisionary
# Eels : Jennifer Eccles ( cover dos Holies )
# Goldfrapp : Utopia ( miss world remix )
# Penguin Cafe Orchestra : Perpetum Mobile
# Wayne Horvitz : Close to you ( cover Carpenters )
# Labradford : Wien
# Czars : Song to the siren ( Tim Buckley cover )
# Cousteau : You, my lunar queen
# Zwan : Of a broken heart
# Impostor Orchestra : Secrets will remain
# Trash Can Sinatras : You only live twice ( cover )
créditos finais sobre # Human League : MirrorMan
música suplementar # Lucky Pierre : Angels on your body
Textos : " Noites onde se depositam sempre as mesmas interrogações. Noites que se riscam sempre com a luz das mesmas esperanças. A violência da esperança longamente em repouso."
" A solidão dispensa o silêncio, mas o silêncio exige a solidão."
" Esta intimidade, está apenas numa fracção. Um pequeno cristal que vibra por si. Brilhando. Persistentemente no meio da noite."
" Suaves e brilhantes reflexos, como uma pequena pérola rolando pela palma da mão estendida à janela da escuridão desta noite. O clarão, o brilho mais intenso, todos o sabemos, vem sempre de dentro." - textos próprios.
" Desejo a simplicidade, a calma, o sossego, o silêncio, a música. Não me preocupo em chegar, pois a viagem não tem fim. apenas há a viagem. Tento que ela seja perfeita, doce, rigorosa, exacta, maleável, precisa. Via da felicidade. A viagem é a arte da alegria. Tento que ao longo dela o coração se encha, que toque o mais profundo e mais alto, o mais central, o mais autêntico, o mais absoluto." João Wiborg.
0 Comentários
por
Francisco em 18.2.03
17.2.03
Dificuldades de acesso ao meu arquivo, não permitiram colocar aqui ainda o alinhamento e os textos da emissão da noite de 15 / 16 Fevereiro. Dentro de algumas horas o material será aqui publicado.
Entretanto, lancei no Fórum "Íntima Fracção", criado e alimentado por ouvintes da IF, uma pergunta. Agradeço respostas.
0 Comentários
por
Francisco em 17.2.03
13.2.03
Os alinhamentos da IF só serão aqui colocados depois das emissões. Podia dar jeito dar uma vista de olhos para ver se valia a pena ouvir. Mas ao mesmo tempo, enquanto o programa não era transmitido, a lista podia ser confundida com uma ... "playlist". A revelação prévia, julgo, diminui também muito o efeito que a construção da IF procura criar.
De qualquer forma, fica já aqui dito, que a próxima edição da IF vai ter Penguin Cafe Orchestra. Durante vários anos esta pequena orquestra vinha muitas vezes à IF. Ultimamente nem tanto. Os álbuns favoritos são o que tem o nome da PCO (1981) e "Broadcasting from home" (1984). Com este título não podia ser alheio à IF. Este grupo viveu sempre coordenado pelo talento de Simon Jeffes, que morreu, prematuramente, em 1997. Eu vi a PCO em concerto. Era uma experiência trascendente. Actuavam sentados, tocando os mais diversos instrumentos, distinguindo-se em palco Annie Whitehead, no trombone. Simon Jeffes, o "dono da bola", estava ao centro do palco, mas era um tímido. Num dos espectáculos a que assisti, esqueceu-se do nome de uma música e foi o público que lhe disse como se chamava. Tive oportunidade de o entrevistar, com a grande ajuda da Né Ladeiras (trabalhámos juntos na rádio). Falou quase uma hora connosco. Era uma pessoa extraordinariamente simples. Um criador humilde, que é muito diferente de um humilde criador.
0 Comentários
por
Francisco em 13.2.03
12.2.03
"A noite nunca é completa. Há sempre, digo-o e afirmo-o, ao fundo da mágoa, uma janela aberta, uma janela iluminada."
Paul Éluard
0 Comentários
por
Francisco em 12.2.03
8.2.03
INTIMA FRACÇÃO
8 / 9 de Fevereiro de 2003
# Piano Magic : Dark secrets look for light
# Pascal Comelade : I surrender ( versão inst. de um tema dos Suicide )
# Anja Garbarek : Smiling, waving
# Cornelius : Tone Twilight Zone
# Nick Cave : Far from me
# David Sylvian : Camp fire
# Low & Spring Heel Jack : Hand so small
# Associates : Nothinginsomethingparticular
# Howie B. : Maniac Melody
# Ennio Morricone : Midnight Cowboy
# Durutti Column : Tomorrow
# Rubinstein : Cathedral
# Broadcast : Echo's answer
# Nick Cave : Still in love
# Beth Gibbons & Rustin' Man : Romance
# Björk : You only live twice
# Chet Baker : Almost Blue ( ao vivo )
# Pascal Comelade : Put a straw under baby
# Múm : Sunday night just keeps on rolling
# extracto da BSO do filme "Todo sobre mi madre" - música de Alberto Iglésias
créditos sobre # Joe Meek and the Blue Man : I hear a new world
música suplementar # Bent : Winter ; # Giant Sand : Astonished ( se houver tempo )
Textos: improvisos e colagens a partir de Amélia Alexandre, Fernando Pessoa e Roland Barthes.
" ´São sempre longe as músicas que soam; repito-as com uma voz que não ouço. (mal sei que as digo ...) para que a estátua de anjo dos palácios da alma, não se quebre." ( Amélia Alexandre )
" O mundo exterior existe como um actor num palco : está lá mas é outra coisa."
" Tenho um receio íntimo dos gestos a esboçar, uma timidez intelectual das palavras a dizer. Tudo me parece antecipadamente fruste. "
" Há sensações que são sonos, que ocupam como uma névoa toda a extensão do espírito, que não deixam agir, que não deixam claramente ser. Como se não tivessemos dormido, sobrevive em nós qualquer coisa de sonho ... " ( Fernando Pessoa )
" Quando a exaltação morreu, fiquei reduzido à mais simples filosofia : a da resistência. Sofro sem me acomodar, persisto sem me aguerrir : sempre perdido, nunca desencorajado; sou uma boneca Daruma, um boneco sem pernas que sofre incessantes piparotes mas que, finalmente, retoma o seu equilíbrio, estabilizado por uma quilha interior. É isto que diz um poema popular que acompanha estas bonecas japonesas: Assim é a vida. Cair sete vezes e levantar-se oito." ( Roland Barthes )
0 Comentários
por
Francisco em 8.2.03
5.2.03
Encontrei por acaso um fórum com um tópico "Íntima Fracção". Confirmo que o indicativo da IF é "Mar d'Outubro" da Sétima Legião, no seu primeiro album " A um deus desconhecido ".
Quanto à versão de Björk para "You only live twice", ela foi incluída numa hora da IF totalmente preenchida com versões e remisturas desse tema. Essa hora foi repetida há uns dois meses, porque houve vários pedidos nesse sentido. Um jornalista do "Público" pediu-me mesmo uma gravação da hora "You only live twice". Está também prometida uma outra a um ouvinte de Aveiro.
O fórum é muito simpático com a IF. Que bom ter ouvintes assim.
0 Comentários
por
Francisco em 5.2.03
"Dark secrets look for light".
À data, querem melhor título ? É dos Piano Magic. Passou no último sábado na IF.
0 Comentários
por
Francisco em 5.2.03
1.2.03
Os textos da IF de 1 para 2 de Fevereiro 2003, representam um regresso aos primórdios. " Fragmentos de um discurso amoroso" de Roland Barthes, é um livro editado pela primeira vez em 1977. A tradução portuguesa ( de Isabel Gonçalves ), que possuo desde 1979, está toda anotada, riscada e até deteriorada.
Juntamente com "O tempo, esse grande escultor" de Margueritte Yourcenar, são as duas fontes mais antigas que alimentam a IF. Os títulos destas obras revelam também muito daquilo que sempre foi a IF.
Esta emissão inclui também um tema que, normalmente, não faria parte da linha musical da IF ( por mais eclética que seja ). Mas a revisão de "You killed the clown", dos Thompson Twins, trouxe-me, de súbito, a estranha sensação de os anos 80 já terem passado há muito. Desde a II Guerra Mundial, tudo parece ter já passado há muito (anos 50, 60, 70). Mas os anos 80 pareciam-me mais próximos. Tive agora a sensação de nostalgia em relação à década de 80. Não no que eles produziram de perene, mas no lado efémero. "O tempo, esse grande escultor.".
0 Comentários
por
Francisco em 1.2.03
ÍNTIMA FRACÇÃO
1 / 2 Fevereiro 2003
# Lambchop : Flick
# Rolling Stones : Backstreet girl
# Aqua Bassino : Moon Light
# Brokeback : Running scare
# Billy MacKenzie : It's over
# Thompson Twins : You killed the clown
# Rober Wyatt : Speechless ( inst.)
# Costeau : To know her
# Anywhen : Dinan and the beautiful blue
# Brian Eno : Always returning
# Yann Tiersen : L'autre valse
# Impostor Orchestra : Secrets will remain
# Lambchop : The distance from her to there
# Piano Magic : Wrong french
# Piano Magic : Dark secrets look for light
# Tristeza : Cinematography
# Nina Simone : Don't let me be misunderstood
# Labradford : Up to pizmo
# King Crimson : Cadence and Cascade
créditos finais sobre # Burt Bacharach : This guy's in love with you
música suplementar # Alan Parsons Project : If i could change your mind
indicativo # Sétima Legião : Mar d' Outubro
Textos : colagens e improvisos com material de Roland Barthes, " Fragmentos de um discurso amoroso ".
" Afirmo o primeiro encontro na sua diferença, quero o seu regresso, não a sua repetição. Digo ao outro (velho ou novo) : Recomecemos.
" O imperfeito é o tempo do fascínio : parece estar vivo e, no entanto, não mexe. Presença imperfeita, morte imperfeita; nem esquecimento, nem ressurreição; unicamente o engano esgotante da memória."
" Posso ser ouvido por todos, mas só posso ser escutado pelos que têm exactamente e presentemente a mesma linguagem que eu."
" O episódio hipnótico, diz-se, é normalmente precedido de um estado crepuscular; o sujeito está de algum modo vazio, disponível, pronto, sem o saber, para o rapto que o vai surpreender."
" O número de cadeiras era igual ao número de crianças menos uma; enquanto as crianças rodavam, uma senhora martelava num piano; quando parava, todos se precipitavam para as cadeiras e se sentavam, excepto o menos hábil, o menos brutal ou o mais infeliz, que ficava de pé, feito tolo, a mais : o apaixonado."
0 Comentários
por
Francisco em 1.2.03
|