Pouco
para dizer, muito para escutar, tudo para sentir. A propósito
do programa de rádio
ÍNTIMA FRACÇÃO
OUVIR ON-LINE ou PODCAST
|
|
|
8.4.03
Faz hoje 19 anos que foi para o ar a primeira emissão da Íntima Fracção. Na Antena 1 (1984-1989) e, a maior parte da sua vida, na TSF (desde 1989).
Sem estúdios auto-operados, havia a presença de um técnico de som que garantia a qualidade técnica do mesmo. Não tenho como verificar o nome do técnico de apoio à primeira emissão da IF. Talvez através de registos que possa haver na RDP, com escalas de serviço. Será muito pouco provável. Na memória, tenho uma vaga ideia de ter sido um destes : Horácio Trindade, Figueiredo Rodrigues ou Alfredo Rocha.
A primeira IF abriu com "Radio Prague" dos OMD. Quem estiver interessado em ouvir esses sons (não se trata propriamente de uma música) encontra-os no álbum "Dazzle Ships" (1983).
O primeiro texto lido foi a tradução da letra de "Transmission", dos Joy Division (álbum "Still"). A primeira música foi igualmente essa. Num fade-out lento, esse som torturado deu lugar ao universo-IF. A encenação radiofónica.
Não existe, que eu saiba, nenhum registo dessa primeira emissão. Se alguém a tiver gravada (o que deve ser improvável dado o facto da IF ser, na altura, um programa de rádio que não foi objecto de qualquer promoção), agradeço que me deixe fazer uma cópia.
De qualquer forma, quero agradecer a alguns coleccionadores de gravações da IF, por me terem fornecido algumas que, tendo sido marcantes, eu não possuia.
Ao longo dos anos, fui-me cruzando com ouvintes que gravaram emissões da IF. Foi sempre uma surpresa e uma grande emoção.
A Íntima Fracção é apenas um eco dos corações, das lágrimas e das esperanças dos seus ouvintes.
Com a emissão do próximo sábado, a IF entra no 20º ano.
Sempre pouco para dizer, muito para escutar e tudo para sentir.
"Há um traço azul no futuro incandescente".
0 Comentários
por
Francisco em 8.4.03
|