Pouco
para dizer, muito para escutar, tudo para sentir. A propósito
do programa de rádio
ÍNTIMA FRACÇÃO
OUVIR ON-LINE ou PODCAST
|
|
|
28.9.05
Foi boa a ideia de pedir a colaboração dos ouvintes para a elaboração da colectânea IF. Agora, vejo a dita por entre montanhas de CDs. Excesso ? Claro. Mas algumas recordações que, por qualquer motivo (injusto), já não faziam parte das minhas memórias, nem dos meus registos, obrigaram-me a repensar tudo. Publicarei aqui uma lista alargada de temas com os quais se tentará produzir a colectânea IF. A cada mail com sugestões, mais emoções.
0 Comentários
por
Francisco em 28.9.05
26.9.05
IF 26.09.05
# Daniel Lanois : Falling at your feet # Boozoo Bajou : Barkensignal # Vetiver : Been so long # Four Tet : Fuji check # The Dears : Warm and sunny days # A guy called gerald : American cars (extracto) # Goldfrapp : Time out from the world # Goldfrapp : Paper bag # Felix Laband : Red handed # Felix Laband : Minka (and the notes after) + mix extracto Bob Marley dub session instrumental No woman no cry # Scanner : Slow motion (extracto) # Susanna and the Magical Orchestra : Hello # Nancy Sinatra : Run for your life # Brad Mehldau : August ending (live Lausanne)
0 Comentários
por
Francisco em 26.9.05
25.9.05
A Íntima Fracção está de novo no ar. Na RUC e depois, para download, na ESECRádio online. Um pássaro voando em círculos sobre o mesmo pequeno jardim, depois dos grandes, imensos, largos voos nocturnos sobre as montanhas e os mares.
0 Comentários
por
Francisco em 25.9.05
22.9.05
. . . a trabalhar na escolha para a colectânea IF.
0 Comentários
por
Francisco em 22.9.05
20.9.05
Susanna and The Magical Orchestra. Os noruegueses mais sussurantes dos últimos tempos. Quem disse que ser rico diminui a criatividade ? (penso que foi um secretário ou subsecretário de Estado da Cultura de Cavaco !). Brevemente vão para a Irlanda onde estarão em vários concertos, incluindo em Cork, que é a Cidade Capital Europeia da Cultura - 2005. Dois pedaços do paraíso, para ouvir aqui :
Who am i Turn the pages
0 Comentários
por
Francisco em 20.9.05
19.9.05
The fruit of original sin. Uma colectânea de homenagem a Marguerite Duras (incluindo uma magnífica entrevista à própria com piano de Virginia Astley por fundo), editada na década de 80. Daqui utilizei vários temas para a IF, incluindo um (por mim já esquecido) - The happiness of lonely, por Richard Jobson. Fui ajudado pelo Manuel, que, dos EUA, me enviou uma lista de temas que ele liga à Íntima Fracção. Suponho que é um dos tais ouvintes que escutava a IF com o coração.
0 Comentários
por
Francisco em 19.9.05
18.9.05
Há mais de seis horas que sopra um vento forte e ruidoso. De certa forma, ele obriga ao silêncio. Mas quando alguém parece fechar a porta, outro silêncio torna-se-me incómodo. Angustiado, anseio pelo topo do farol feito estúdio e de lá lançar os sons que apaziguem os corações.
0 Comentários
por
Francisco em 18.9.05
17.9.05
Vou tentar agradecer pessoalmente a todos que enviaram e-mails com músicas da IF. Entretanto, ficam já aqui os agradecimentos colectivos. Há, de facto, ouvintes que conhecem melhor do que eu a IF ! Durante o fim de semana podem ainda enviar um mail com sugestões. O que conseguiremos fazer com o material recolhido ? Neste domingo à noite - às 24 horas - a Íntima Fracção retoma o éter, na RUC (directo). Para download, depois, aqui.
0 Comentários
por
Francisco em 17.9.05
Gromit, o cão, o melhor amigo de Wallace, o homem. Regressam aos écrans em Outubro, vindos dos estúdios da Aardman. Nick Park, que já foi o boy-wonder do cinema de animação, diz que Wallace foi inspirado no seu pai. Eu gostava de ter um Gromit, mas tenho um Lak, que é tão meu amigo como Gromit é de Wallace. Infelizmente o Lak não é de plasticina, o que quer dizer que envelhece e não me faz o pequeno almoço. Mesmo assim, as minhas afinidades com Wallace vão até ao ponto de também gostar de bolachas com queijo, chá e walkies. Há uns largos anos conheci (e entrevistei) o Peter Lord, da Aardman. Ele tinha construído um dos primeiros vídeoclips de animação que ficaram na História da MTV : Sledgehammer, de Peter Gabriel. Depois, a Aardman ainda criou um clip memorável pela sua simplicidade : My baby just cares for me, de Nina Simone. Tudo acabou por levar estes criadores até Spielberg e à Fuga das Galinhas. O regresso à dupla Wallace and Gromit traz-nos de volta a casa. Walkies, mais ou menos excitantes.
0 Comentários
por
Francisco em 17.9.05
Continente lhamado América.
O blog do Luís, na Venezuela, já recuperou e surgiu com novo título. Uma proximidade que a IF proporcionou. Grácias Luís !
0 Comentários
por
Francisco em 17.9.05
13.9.05
Aos ouvintes de hoje, de ontem, de anteontem, ..., de há 20 anos.
Estou a fazer uma lista com músicas características da Íntima Fracção. O motivo por que o faço, espero, será divulgado daqui a algum tempo. O problema é que me parece sempre que falta ainda mais alguma. Faltará sempre, eu sei. Mais de 20 anos de emissões, 3 deles com edição diária, contêm muita música. Talvez os ouvintes, os que enviam mensagens (e persistem ...) emocionadas (e que me emocionam), os que me asseguram terem gravações muito antigas, antigas ou mais recentes da IF, esses ouvintes que, por vezes, parecem conhecer melhor a Íntima Fracção do que eu, esses ouvintes que afinal sempre existiram e existem, a esses quero pedir ajuda : lembram-se de uma, duas, três (ou mais !) músicas que liguem à IF ? Por favor enviem-me um mail com essa informação. Espalhem o pedido. Façam um link para aqui. Obrigado. Eu sentia que não estava sózinho na noite. Quando a noite cai, ela nunca cai sobre uma pessoa só ...
0 Comentários
por
Francisco em 13.9.05
12.9.05
Será hoje colocada na net a IF de 18 de Julho (a última antes de férias). O regresso da emissão "no ar" era para ter acontecido esta noite. Está pronta, mas tem que aguardar pela noite de 18 para 19 de Setembro. Espero ...
0 Comentários
por
Francisco em 12.9.05
11.9.05
O Luís, um militante ouvinte da IF, é venezuelano, mas viveu vários anos em Portugal. Aqui conheceu a IF. Depois de regressar à Venezuela, veio a reencontrá-la através da web. Ele próprio está agora na net com o blog VORÁGINE INCONTEXTUAL.
0 Comentários
por
Francisco em 11.9.05
9.9.05
O País a olhar para a implosão. Festas, binóculos, entidades oficiais (as pessoas importantes, como disse a repórter da SIC Notícias !). Estações de televisão em directo, desde a véspera. Espaço aéreo até fechado. Nova versão para o velho "olha o balão" ... "olha a implosão !" Provincianismo e lançamento do empreendimento sem custos com a comunicação social. Que significado terá esta implosão das torres da Torralta ? O começo do novo ou, metaforicamente, o ruir das esperanças ? Felizmente que não se chegou ao discurso do género "porque aqui, nesta costa ensolarada, aqui também é Portugal !".
0 Comentários
por
Francisco em 9.9.05
8.9.05
"Se tentarmos agradar ao público, aceitando acriticamente as suas preferências, isso significará apenas que não temos respeito algum por ele, que só queremos o seu dinheiro." Tarkovski É em torno desta ideia (encontrada no Retorta) que tudo se não resolve. É uma perplexidade incómoda ? É. Uma perplexidade incómoda que teima em não se resolver !
0 Comentários
por
Francisco em 8.9.05
A Íntima Fracção continua, na RUC, na noite de domingo para segunda, às 0 horas. Disponível para download na ESEC Rádio on-line.
0 Comentários
por
Francisco em 8.9.05
7.9.05
"Nunca choraremos bastante quando vemos O gesto criador ser impedido Nunca choraremos bastante quando vemos Que quem ousa lutar é destruído Por troças por insídias por venenos E por outras maneiras que sabemos Tão sábias tão subtis e tão peritas Que nem podem sequer ser bem descritas".
Sophia de Mello Breyner Andresen
0 Comentários
por
Francisco em 7.9.05
5.9.05
O fascínio da voz chegando através do éter (1900). Agora, a banalidade das vozes, da música, do ruído. A ausência, quase absoluta, do silêncio.
0 Comentários
por
Francisco em 5.9.05
3.9.05
HELP ! HELP ! HELP ! HELP ! HELP ! HELP !
Para além das imagens, foi o som do coro de desespero e protesto gritado pela multidão nas ruas de New Orleans : help ! help ! help !, o que mais me impressionou nesta catástofre prevista com dias de antecedência. Na exaustiva cobertura da CNN, um outro momento revelou bem o que aconteceu. Quem tinha dinheiro, fugiu a tempo. Os outros, como os doentes do principal hospital público da cidade, na cobertura, ficaram a ver os helicópteros levar o pessoal do hospital privado que existe ao lado. Fats Domino, uma lenda da música de New Orleans, está a salvo. Irma Thomas, outra voz da cidade do golfo, continuava desaparecida. As últimas terríveis noites em New Orleans, serão aquilo que os Estados Unidos da América merecem ? Não. Quem ficou para trás foram os velhos, os pobres, os negros. Porquê ?
SHAME ON US ! É a manchete de hoje do NY Daily News.
0 Comentários
por
Francisco em 3.9.05
|